segunda-feira, 8 de julho de 2019

LETRA C


                                         

Entre glórias e obstáculos: A trajetória do Palmeiras

Por Antonio Odilon

O Palmeiras, icônico clube da metrópole paulistana, protagonizou uma jornada repleta de triunfos e desafios. Foi pioneiro ao conquistar a expressiva marca de 11 títulos no Campeonato Brasileiro, culminando com a unificação das antigas Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa, um marco alcançado somente em 2010.

Apesar de sua grandeza, o Palmeiras não pode ser considerado soberano no cenário do futebol brasileiro. Um regulamento por vezes insólito o levou a competir na Taça de Prata, equivalente à segunda divisão, durante os anos 80. Nesse período, o clube enfrentou obstáculos, incluindo uma memorável derrota por 6 a 1 para o Santos no Pacaembu, juntamente com outras goleadas de proporções similares.

A década de 80 também se destacou por momentos desafiadores para o Palmeiras, uma vez que o clube não conseguiu erguer troféus expressivos. No âmbito internacional, a coleção de títulos também não é extensa.

A história do Palmeiras é uma tapeçaria tecida com as linhas douradas das glórias e as nuances dos percalços. Uma trajetória marcada por momentos épicos, como a marca histórica dos títulos nacionais, mas também por episódios que testaram a resiliência do clube e seus torcedores. Essa rica trama de vitórias e derrotas moldou a identidade do Palmeiras, um time que permanece como uma força inegável no cenário esportivo nacional.






Também já disputou duas segundas divisões no século 21, o rebaixamento é o maior vexame de um clube.




Por isso é um clube com altos e baixos na história do futebol , e pífio internacionalmente,  se você compara com o Santos Futebol Clube,  nota 7. 

A nota 7,  pelo fato de ter atingindo os títulos sem auxílio de empresas até 1976, além de , claro , ser rebaixado nos dois séculos. 

Apesar de ser um dos clubes brasileiros que mais disputaram a Copa Libertadores, também foi um dos maiores perdedores de final, o que aconteceu em 1961, 1968 e 2000.

 O Santos, por exemplo, logo de cara, foi o primeiro brasileiro bicampeão da América e do Mundo.








Quer que a Copa Rio seja o primeiro Mundial, mas a Fifa encerrou a conversa definitivamente em 2017 e validou todos os intercontinentais de 1960 até 2004 , assim sempre eclipsado pelo Santos da minúscula cidade do litoral paulista .




                                       Maior partida. Mas a chamada academia nunca 
                                       superou o Santos na época, para Pelé academia e
                                       era recreio. 




O Palmeiras levou  quase quatro décadas para conquistar a América. 

O Palmeiras , depois de ser rebaixado, e não ter conquistado nada nos anos 80, começou os anos 90 em associação com a empresa de leite, Parmalat,  e na segunda década  do século 21, Traffic e  com a Crefisa. 

O Palmeiras também é um dos maiores campeões estaduais, mas pela demora de títulos,  já foi alcançado pelo Santos, citando a parte do profissionalismo , o placar de títulos entre as equipes nos paulistas somente contando o século 21 já  está 7 a 2 para o clube da Vila Belmiro. 





A demora de títulos, associação com empresas, e rebaixamento, faz o clube verde ser motivo de mofas. 




O Palmeiras teve menos Taça Brasil que o Santos , foi superior no Robertão raspando, e depois foi campeão brasileiro em 1972 e 1973, e alguns estaduais nessa mesma década, quando contava com o maior ídolo Ademir da Guia,  parou por aí com recursos próprios.








20 anos para conquistar um novo brasileiro com a Parmalat,  com um bicampeonato de 1993 e 1994, também alguns estaduais, além disso ganhou mais dois brasileiros com a ajuda da Crefisa em  2016 e 2018. 





 Nesse tempo, entre a Parmalat e a Crefisa, também ganhou três Copas do Brasil, mas o maior vencedor conta com o dobro de títulos: Cruzeiro.

Realmente houve dois campeonatos brasileiros em 1967 e 1968 , assim como alguns Estaduais com duas ligas, em alguns anos, especialmente em 1967, quando o Palmeiras venceu simultaneamente Taça Brasil e o Roberto Gomes Pedrosa. 

Uma das maiores mentiras do futebol é o fato do suposto "mundial" de 1951 ter um dossiê, e começou a ganhar fama a partir do embrião do mundial da Fifa de 2000 , quando o ganhador foi o maior rival , Corinthians, convidado, e sem nenhuma Libertadores no século 20, até aquele momento para chegar ao mundial tinha que ganhar a América, coisa que o clube alvinegro paulistano nunca conseguiu no século passado.  





O Palmeiras tentou convencer a Fifa várias vezes mas não conseguiu, sendo que em 2017, saiu uma resolução na entidade, validando os títulos de 1960 até 2004, incluindo o de 2000 vencido pelo Corinthians ,  e o velho interclubes, vencido pelo Boca Juniors.

Aliás os clubes europeus nunca ligaram para ambos os mundiais , incluindo a desistência de vários clubes campeões,  nos anos 70, quando o vice Atlético de Madrid foi campeão mundial não ganhando a Europa, portanto o Corinthians não é o único não vencedor de continental que ganhou um mundial.





Sobre ser campeão do século, também é discutido o fato: Foi feito por pontos por um Instituto de Estatísticas que contou vices-campeonatos e outras posições, assim não percebeu que o Palmeiras, apesar de ser o campeão brasileiro do século dos nacionais(8), nos outros títulos, ficou pelos menos atrás de 5 clubes brasileiros, principalmente , os primeiros Santos e São Paulo. 

O vídeo abaixo , apesar de contar as conquistas do Palmeiras, o fundo e recheado de mofas dos rivais.


                                                                                   




                          O Palmeiras foi campeão do século na quantidade de campeonatos brasi
                         leiros: Sendo o Brasileiro a partir de 1971, mais a Taça Brasil e o Robertão
                          Fora isso o  Palmeiras não terminou os Estaduais em primeiro no século 20.                                                         Nunca foi campeão mundial.
                         O Palmeiras em internacionais foi pífio,  apenas monocampeão da América.










                                  Um campeão do século  não pode disputar segunda divisão
                                                                               










                                                Vários campeonatos com apoio da Parmalat e Crefisa 














                               

2 comentários:

  1. São vários micos dos porcos. O último foi sair vendendo revista e medalha como o título da Copa Rio de 1951 , se fosse importante o Fluminense sairia por aí sendo que é campeão mundial, mas não passa de mundialito ou torneio de verão quando outros clubes conquistaram aos montes, incluindo o Santos que viajou todo o mundo

    ResponderExcluir

 https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vTRcQJvNijhyHpcarGylBEqZhJVCXwaZtyerWo4aaQCh4bmFKCqTofO-YkoKjstiO1tjOCwFZM9REJ1/pubhtml