domingo, 5 de junho de 2016

Letra F

                                                 




 

Ícones do cinema de ação também estão elencados nos 1000 filmes

Por Antonio Odilon

Escrever é muito mais fácil e rápido do que fazer vídeos para o Youtube. Lá, a escrita é apenas um complemento daqui e das comunidades de redes sociais. O texto a seguir também poderia estar na letra M dos mimos, mas decidi continuar com a letra F. A imagem acima também faz parte da coleção de livros da biblioteca, que fala sobre 1000 filmes selecionados pelo especialista Steven Jay Schneider. O filme em questão não estaria em qualquer lista dos melhores de todos os tempos, a menos que sejam considerados os filmes com mais explosões ou com protagonistas acima de 60 anos em cenas rápidas e perigosas. No entanto, alguns atores desse filme foram protagonistas de outras obras selecionadas entre os 1000 filmes que você precisa ver antes de morrer, incluindo Bruce Willis, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger.

Por isso, lembrei-me do filme que passou na Globo na noite do primeiro domingo de agosto de 2019: "Os Mercenários". Esse filme conta com vários ícones dos filmes de ação das décadas de 80 e 90, e até mesmo do novo século. Muitos desses atores também são ou foram atletas de artes marciais, conquistando várias medalhas. Curiosamente, não é raro encontrar alguns deles com pós-graduação em universidades.

Só para lembrar, foi no final dos anos 70 que comecei a ver filmes e a frequentar o cinema. Para iniciar a letra F, escolhi a imagem de um único filme que representa vários filmes com esses atores ao lado. Fiquei em muitas filas para ver filmes do fisiculturista, do lutador de boxe bombado e também do soldado que resgatava vítimas americanas em vários países.

Entre os maiores ícones dos anos 80 estavam um austríaco, depois naturalizado norte-americano, que chegou a ser eleito para um cargo político na Califórnia, além de ser um premiado fisiculturista com um nome complicado. Ele tem até um estádio de futebol na Áustria com o seu nome. O outro ícone era descendente de italiano, também fã de fisiculturismo. Ambos fizeram muitos filmes de ação, homenageando grandes nomes do boxe, heróis de quadrinhos, personagens perdidos em Marte, clones, robôs mortais de um futuro apocalíptico e situações inteligentes, tudo dentro da imaginação da ficção científica, inclusive comédias divertidas. Além disso, outros ícones dos anos 70 também fizeram sucesso protagonizando séries de televisão.

"Os Mercenários", sem dúvida, é um filme que presta homenagem aos ícones da ação de várias décadas passadas e alguns do novo século. Quem visitou os cinemas e locadoras de VHS e CDs, cerca de 20 anos antes do final do século 20, dificilmente não gastou seu "rico" dinheiro em um filme com um dos astros reunidos nesse longa. Muitos desses atores fizeram milhões nas bilheterias com seus filmes de ação, tornaram-se milionários, adquiriram grandes mansões e até investiram em restaurantes. "Os Mercenários" apresenta mocinhos e vilões de uma época passada, agora com 60 e 70 anos, fazendo o que sempre fizeram: controlando objetos e escapando de inúmeros perigos, além das espetaculares lutas corpo a corpo. Esses caras dos filmes parecem que vão morrer fazendo o que sempre fizeram: poucas palavras, muita imaginação ou fantasia na produção e detonando muitas bombas pelo caminho, além das incríveis lutas corpo a corpo.

 







.

                                   







                                                                               FESTAS

                                        Inúmeras festas por aí, algumas das Universidades...








Nenhum comentário:

Postar um comentário

 https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vTRcQJvNijhyHpcarGylBEqZhJVCXwaZtyerWo4aaQCh4bmFKCqTofO-YkoKjstiO1tjOCwFZM9REJ1/pubhtml